3 dicas para perder o medo de dentista
Muita gente adia uma consulta porque tem verdadeiro pavor de sentar na cadeira do dentista. Confira algumas dicas para superar esse medo. Você já passou por isso? Tem alguma dica pra compartilhar? COMENTE aqui!
1. Tenha uma relação de confiança com seu dentista
Não tenha vergonha de FALAR sobre o problema. Muitas pessoas passam mal só de ouvir o barulho do “motorzinho”. Podem suar, tremer, sentir náuseas, tontura. Converse com seu dentista, fale sobre medos e preocupações, procure descobrir qual gatilho está disparando essa ansiedade: uma experiência traumática? Medo da dor? Da anestesia? Tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento, isso traz segurança. Escolha um profissional calmo e atencioso, que lhe transmita confiança.
2. Combine um sinal de alerta
Sentiu algum desconforto? Combine antes um código para que o dentista saiba quando interromper o procedimento — pode ser levantar o braço. Espere alguns minutos até se acalmar. O importante é não entrar em pânico, querer levantar da cadeira, afastar a mão do dentista, virar o rosto ou fazer movimentos abruptos sem avisar.
3. Como você se sentiria mais à vontade?
Você se acalma quando o dentista conversa ou coloca uma música durante o procedimento? Sugira isso. Outras vezes, a presença de um amigo ou familiar na sala já diminui a ansiedade. Ou então, lembre-se de levar um objeto pessoal para segurar, como um bicho de pelúcia ou qualquer outra coisa que lhe traga conforto. Não tenha vergonha se precisar fazer isso, ok?
Seja firme e não deixe de cuidar da sua saúde. E conte conosco para superar esse medo!
Deixe um comentário