Como clarear os dentes naturalmente

Como clarear os dentes naturalmente

Ter um sorriso saudável e bem branquinho é objeto de desejo para muita gente. Mas como clarear os dentes naturalmente, sem produtos químicos e receitas milagrosas? A resposta é que a dieta tem um papel muito importante para evitar o processo natural de perda do esmalte dos dentes.

Por que os dentes mancham?

O esmalte é a parte externa dos dentes, que cobre a dentina, que é onde está localizado os nervos. À medida que envelhecemos, a camada mais externa do esmalte dos dentes se desgasta e expõe a camada da dentina, que é mais amarela.

Os dentes podem começar a amarelar como parte natural do envelhecimento, mas alguns outros fatores podem acelerar o processo. Fumar, não cuidar da higiene bucal e tomar remédios são alguns deles. Uma outra possibilidade é genética, da pessoa ter a predisposição de ficar com os dentes amarelados com mais facilidade.

Melhore a sua dieta

Se você quer ter uma boa saúde, não vai conseguir fugir de uma dieta saudável. Para os dentes não é diferente.

O brócolis não só tem benefícios para o nosso organismo, como também é um aliado para os dentes. O ferro e o cálcio presentes em sua composição formam uma barreira que protege o esmalte dental. Por serem bem durinhos e crocantes também estimulam a produção de saliva, que ajudam a reduzir as manchas nos dentes.

O gengibre é outro alimento excelente para a beleza dos dentes. Além de acelerar o metabolismo, a raiz também age como anti-inflamatório natural para a gengiva, o que ajuda a manter os tecidos bucais saudáveis e protegidos.

Já o pepino promove um branqueamento natural, já que ajuda a limpar os dentes. Além disso, estimula a produção de saliva e elimina bactérias.
Outro alimento que, por ser firme e crocante, estimula a produção de saliva, é a cenoura. Além disso, a verdura ajuda na ação mecânica de remoção da placa bacteriana.

Entre as frutas, a maçã e a pêra também ajudam a limpar os dentes e estimulam o fluxo de saliva. O morango tem um adstringente natural que ajuda a remover manchas e é muito importante na formação de colágeno, que ajuda na saúde das gengivas.

O queijo funciona como um restaurador de brilho, preservando o esmalte dos dentes e combatendo a acidez bucal. O alimento também é rico em cálcio e fósforo, o que colabora para o fortalecimento dos ossos.

A mudança da dieta não é uma fórmula milagrosa de clareamento, ela até pode oferecer algum efeito em longo prazo, mas principalmente, ela realiza a manutenção da cor atual dos dentes e evita que eles escureçam ao longo do tempo. Para obter resultados de forma segura, visite o seu dentista para que ele indique a melhor opção de clareamento para você.

Receitas caseiras

Você já deve ter visto na internet diversas receitas que usam ingredientes naturais para clarear os dentes com uso de bicarbonato, água oxigenada, carvão e até açafrão. Tenha muito cuidado com elas, pois elas são abrasivas e desgastam a camada do esmalte, deixando com um falso aspecto de clareamento. Além disso, esfregar ingredientes ácidos, como limão e morango, alteram o ph da saliva, deteriorando o esmalte.

Sabe porque isso é grave? O esmalte não se regenera e é uma proteção importante contra doenças. Sem o esmalte, os dentes ficam mais propensos a cáries, periodontites e infecções.

Alimentos corantes e higienização

Para diminuir a chance de ter manchas nos dentes, é importante evitar alguns alimentos que possuem pigmentação muito forte, como beterraba, katchup, açaí, café, refrigerante, vinho e chá. Não tem problema de vez em quando abrir uma exceção, mas escove bem os dentes após a ingestão.

Para sucos ácidos, de morango ou limão, aguarde uma hora para fazer a higienização. Caso escove os dentes logo após a ingerir esses alimentos, ele afetará o esmalte dos dentes.

Deixe um comentário

avatar