Gengivoplastia é mais simples do que parece
Sempre que a gente pensa em uma cirurgia, já dá aquele calafrio. Quando ela é feita na boca, então, é normal querer fugir. Apesar de parecer bem assustadora, a gengivoplastia (ou plástica gengival) é um procedimento seguro, feito para aumentar a coroa dos dentes e deixar o sorriso mais harmônico.
Para diminuir seu medo, separamos alguns esclarecimentos sobre essa cirurgia que podem te ajudar a avaliar melhor a possibilidade e discuti-la com seu dentista no consultório.
Quem pode fazer?
Se você perceber que sua gengiva ocupa boa parte do seu sorriso, provavelmente a gengivoplastia seja mesmo recomendada. De qualquer forma, será necessária uma consulta de avaliação com o dentista.
A verdade é que estamos falando de uma cirurgia, com custos, preparação, pós-operatório, e que precisa ser feita com segurança, por um profissional especializado e em um bom consultório. Além do mais, existem casos e casos, e cada um deve ser cuidadosamente avaliado.
Se as gengivas não cobrem uma parte significativa dos seus dentes ou se o seu sorriso é aparentemente bem preenchido, provavelmente a gengivoplastia não é para você. Nesse caso, talvez outros procedimentos sejam ainda mais recomendados, como o alinhamento ou melhora no formato dos dentes, por exemplo.
Como é a gengivoplastia?
A cirurgia é bem detalhada e a duração varia de acordo com o paciente. Ela é realizada no consultório, removendo o excesso da gengiva, dando um novo contorno aos dentes. O chamado espaço biológico é mantido, ou seja, a gengiva continua nas mesmas condições estéticas e biológicas.
Como é o pós-operatório?
Costuma ser tranquilo, mas para que tenhamos sucesso no procedimento, que varia de pessoa para pessoa, recomendamos que você passe longe de bebidas e comidas muito quentes. Consumir café, chás e sopas, por exemplo, só numa temperatura de morna para fria. Também não abuse dos alimentos gelados demais, como o sorvete. Procure minimizar esses choques térmicos.
A escovação deve ser delicada e minuciosa, mantendo os dentes limpos, sem a presença de placa bacteriana.
A gengiva pode voltar como era antes?
Depende muito de cada quadro clínico, dos seus cuidados após a gengivoplastia e da manutenção que você faz em casa e no dentista. Os dois são fundamentais tanto para a recuperação quanto para o resultado final do tratamento.
É importante ressaltar que a correta higienização não só dos dentes, mas também da língua e da gengiva, claro, é muito importante no que se refere à recidiva. Afinal, é na boca como um todo que as bactérias se acumulam, inclusive as que produzem a placa bacteriana. E, com a placa acumulada entre os dentes e transformada em tártaro, sua gengiva poderá inflamar e voltar a crescer.
Então, já sabe: prevenção é lei eterna no pós-operatório! Mantenha isso em mente antes mesmo de fazer a cirurgia, combinado?
Se você tem mais dúvidas sobre o assunto, venha fazer uma avaliação e bater um papo comigo aqui no consultório. Informação nunca é demais e será um prazer te atender. Tel.: (11) 98079-7495.
Deixe um comentário