Tratamento de canal em uma sessão

Quando seu dentista te diz que vai precisar fazer um tratamento de canal não é uma boa notícia. Ninguém gosta de passar horas na cadeira de um dentista e você não é exceção. Antes de calcular o tempo perdido em cada sessão, veja a seguir que é possível tratar o canal sem dificuldade.

Em quanto tempo é realizado um tratamento de canal?

Hoje a tecnologia e as técnicas de tratamento tornaram o procedimento cada vez mais simples para o dentista e para o paciente. Existem equipamentos que agilizam muito o processo, como os localizadores apicais, além de motores odontológicos e limas modernas e de alta qualidade.

Em algumas situações, é possível fazer o tratamento de canal em uma sessão, que dura cerca de uma hora e meia. Não é pela pressa, mas por conseguir controlar a infecção e preparar os canais sem correr o risco de ter uma contaminação no período entre as sessões, o que pode causar outras complicações.

Em que casos o tratamento de canal pode ser feito em uma única sessão?

Se o nervo ainda está vivo, ou seja, sem lesão, é possível realizar o tratamento em uma sessão única. Isso representa 90% dos casos.

O meu compromisso é com o paciente. Se for possível fazer um tratamento bem feito em um dia, ótimo. Porém, em alguns casos, é imprescindível fazer mais uma sessão para optar pela qualidade do procedimento ao invés do tempo.

Às vezes, no raio-X é possível ver uma lesão ou necrose que impede que o tratamento seja feito de uma vez só. Outro exemplo é em caso de bactérias, que precisam ser tratadas com medicação antes de realizar o procedimento.

Existe também a possibilidade de detectar problemas durante o tratamento, que precisam de mais consultas para serem resolvidos corretamente. Se existe uma lesão, reabsorção óssea ou se o dente ficou muito tempo aberto, é recomendável fazer em duas ou três sessões.